Campanha de Vacinação arranca brevemente

Posto Vacinação Samora Correia

Câmara Municipal luta por dois postos de vacinação no Município

A Campanha de vacinação no município de Benavente irá arrancar brevemente, sob a responsabilidade do Agrupamento de Centros de Saúde do Estuário do Tejo (ACES ET).
A Autarquia não foi consultada sobre este processo, sendo que o Presidente da Câmara Municipal, Carlos Pinto Coutinho, questionou o ACES ET sobre o modelo de funcionamento.

Foi informado da existência de apenas 1 posto de vacinação previsto, na Unidade de Saúde Familiar de Samora Correia.
O Presidente discordou, tendo em conta que o mesmo não assegura a melhor acessibilidade e proximidade e disponibilizou espaços, nas diversas localidades, para a criação de postos de vacinação. Foi informado de que não existiam condições para a criação de postos em todas as freguesias do município.

Câmara Municipal tem dois espaços preparados para a vacinação

Perante essa realidade, o Presidente da Câmara propôs a criação de 2 postos de vacinação: um, no Centro Cultural de Samora Correia e, outro, no Centro Cultural de Benavente. Estes espaços já foram equipados de acordo com as exigências do ACES do Estuário do Tejo, criando assim melhores condições de conforto e de funcionalidade neste processo.

Regista-se a disponibilidade da Diretora do ACES ET e da equipa de vacinação da USF de Samora Correia para acolher as condições propostas pela Autarquia.

Espaço preparado para posto vacinação Benavente

Convocatórias feitas através de Plataforma Informática de âmbito nacional.

A ativação dos dois postos de vacinação em causa, está dependente da possibilidade das convocatórias dirigidas aos utentes obedecerem a um planeamento em função da área de residência de cada um, o que ainda não ocorre, uma vez que, nesta fase, serão efetuadas através de plataforma informática de âmbito nacional.

Outra preocupação manifestada pelo Presidente da Câmara Municipal prende-se com a acessibilidade de localidades como Santo Estevão, Barrosa, Foros de Almada e Foros da Charneca, tendo a Câmara Municipal disponibilizado transporte para estes munícipes. Tal poderá acontecer se, efetivamente, houver planeamento nas convocatórias em função da área de residência de cada utente.

Munícipes serão contatados por SMS, chamada telefónica ou carta

As notificações irão surgir através de plataforma informática, por envio de SMS para todos os utentes que tenham nos seus registos esses contactos. Todos os utentes que não tiverem esses contactos nos seus registos, receberão a notificação por carta ou de outras formas.

Não depende da Câmara Municipal de Benavente a eventual aceitação das condições propostas quanto aos dois postos de vacinação no Município. No entanto, os espaços municipais estão já adaptados e preparados para responder de forma mais eficaz, com maior proximidade e conforto, permitindo que este processo, que é extremamente exigente, possa decorrer da melhor forma no Município de Benavente.

Até que existam as necessárias condições para resposta favorável, por parte do ACES ET, à solicitação da Câmara Municipal de Benavente, esta fase inicial da vacinação irá decorrer no Centro Cultural de Samora Correia.

Posto Vacinação Samora Correia

Posto Vacinação Benavente