O estilo de vida ocidental está associado a um gasto enorme de água. Em 2002, Arjen Y. Hoekstra criou o conceito de pegada hídrica que pode ser definida como a água potável necessária para produzir um alimento ou outro produto. Este conceito tem o objetivo de promover o uso racional da água. Recurso cada vez mais escasso devido às alterações climáticas, poluição e ao crescimento populacional.
Desperdiçar alimentos também significa desperdiçar água!
Segundo a FAO (http://www.fao.org/3/i3347e/i3347e.pdf), todos os anos gastamos 250 km3 de água a produzir alimentos que são posteriormente desperdiçados. Este valor de pegada hídrica do desperdício alimentar é superior a qualquer outro país.
A água potável é um bem limitado e cada vez mais escasso. Reduzir o desperdício alimentar é reduzir o gasto desnecessário de água. Contribua para um futuro mais sustentável! Não desperdice!
A comida é uma parte importante do que somos, faz parte dos nossos hábitos, cultura, relações familiares e é essencial para a nossa saúde e sobrevivência. Por outro lado, a produção de bens alimentares apresenta-se como um dos fatores que mais condiciona a sustentabilidade do Planeta Terra. Produzir alimentos para 8 mil milhões de pessoas significa usar vários recursos, água, solo, sementes, fertilizantes, trabalho, energia e tecnologias. A alimentação constitui assim um determinante comum, não só na promoção da saúde e segurança alimentar para todos, mas também na sustentabilidade ambiental da Terra.
Reduzir o desperdício alimentar é reduzir o consumo desnecessário de recursos essenciais para o futuro das gerações seguintes. Contribua para um futuro mais sustentável! Não desperdice!