Edit Content

Mapa do Site

Município de Benavente aderiu ao Movimento “Unidos Contra o Desperdício”

O município de Benavente aderiu à iniciativa “Unidos Contra o Desperdício” um movimento cívico que pretende chamar a atenção para o aumento do desperdício alimentar, e que procura formas de minorar essa realidade.

 

O desperdício alimentar é uma realidade com valores tão elevados que surpreendem e chocam qualquer pessoa: todos os anos um terço da produção alimentar é desperdiçada no mundo, segundo os dados da Organização das Nações Unidas Para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

 

Esta iniciativa da sociedade civil, que nasceu a 29 de Setembro de 2020 – Dia Mundial de Consciencialização para as Perdas e o Desperdício Alimentar, instituído pelas Nações Unidas, tem o Alto Patrocínio da Presidência da República, agregando já um número considerável de entidades públicas e privadas, um grupo onde se enquadra a Direção-Geral das Autarquias Locais e que passa a contar agora, também, com a participação do município de Benavente.

.

Um terço da comida que se produz está condenada ao desperdício e 17% dos alimentos é deitada fora ainda antes de chegar a todos nós. O desperdício de alimentos é responsável pela emissão de gases de efeito de estufa equivalente à rede global dos transportes terrestres, contribuindo para o aquecimento global. 

 

Se este desperdício fosse aproveitado, seria suficiente para alimentar dois mil milhões de pessoas daria para dar de comer duas vezes a todos aqueles e aquelas que passam fome em todo o mundo. Na Europa, cerca de 88 milhões de toneladas de alimentos são desaproveitados anualmente, com um custo estimado de 143 mil milhões de euros.  Em Portugal, estima-se que 1 milhão de toneladas de alimentos são deitados para o lixo, que dariam para alimentar as 360 mil pessoas com carências alimentares no nosso país.

A forma como produzimos, processamos e consumimos alimentos atualmente é um paradoxo!

 

  • Nos países desenvolvidos, comemos muito e comemos mal. Cerca de 2 mil milhões de pessoas sofrem com obesidade ou têm doenças relacionadas com a alimentação.

 

  • Apesar de nos últimos 50 anos, a nossa capacidade para produzir alimentos ter aumentado quase 300%, o número de pessoas com fome não diminuiu! Nos últimos 3 anos aumentou para 820 milhões.

 

  • Simultaneamente, 1/3 dos alimentos produzidos em todo o mundo são desperdiçados, o que representa cerca de 1,3 bilião de toneladas por ano. Em média, cada português desperdiça 97 kg de alimentos por ano.
 

Esta é uma questão económica, social e com elevado impacto ambiental.

Para responder a este problema é necessário mobilizar toda a comunidade. Nas próximas semanas a CMB inicia um projeto de sensibilização para alunos do 1º ciclo, relacionado com esta problemática.

Vamos mudar esta realidade. Reduza o desperdício alimentar!

Atualmente, no mundo ocidental, o ato de desperdiçar tornou-se um hábito socialmente aceitável, fenómeno próprio de uma sociedade de consumo, onde existem alimentos em quantidade, a baixo preço e facilmente disponíveis.

 

O desperdício alimentar pode ser definido como o conjunto de bens alimentares que, apesar de estarem em perfeitas condições de consumo, são eliminados ao longo da cadeia alimentar, do prado ao prato, quer por razões económicas, estéticas ou devido à proximidade do prazo de consumo. 

Além do impacto económico, ambiental e social há também a considerar a moralidade deste problema. Ora, num planeta em que um sexto da população mundial encontra-se subnutrida, desperdiçar milhões de toneladas de alimentos é uma oportunidade perdida na resolução deste problema.

 

É necessário mudar atitudes e comportamentos em relação a este bem essencial para todos! Juntos vamos reduzir o desperdício alimentar!

O desperdício alimentar ocorre ao longo de toda a cadeia de abastecimento alimentar devido a vários fatores, mas é nas nossas casas que ocorre a maior parte do desperdício. Na União Europeia, mais de 50% do desperdício alimentar ocorre no domicílio. Isto corresponde a 1 em cada 3 refeições irem para o lixo.

É imperativo mudar este paradigma! Não podemos continuar a desperdiçar tantos alimentos! Pela nossa saúde, pela sustentabilidade do Planeta, contribua para a mudança! Reduza o Desperdício alimentar!

Mais artigos