Sábado às 20 horas
No dia Mundial do Circo, a Federation Mondiale du Cirque desafiou todos os seus associados a efetuarem uma emissão online simbólica para lembrar a importância do espetáculo do circo. A Gala do Circo de Samora Correia faz parte desta Federação Mundial, e aceitou levar a efeito uma transmissão online, com momentos de circo e outros, assinalando da forma possível esta data.
A História das Galas do Circo de Samora Correia
Decorria o ano de 2013 quando surge a ideia de realizar uma Exposição sobre a História do Circo em Portugal, juntando alguns apontamentos com números de circo, bem como algumas homenagens a personalidades destacadas do panorama nacional circense. Na altura, a Junta de Freguesia de Samora Correia e a Câmara Municipal de Benavente abraçaram a ideia e é feita a parceria certa para a realização de uma grande Gala no dia 2 de maio de 2013. Igualmente foi dinamizada a 1ª e única Exposição da História do Circo Português, que esteve patente no Centro Cultural de Samora Correia durante cerca de 3 meses, com grande afluência de visitantes
A 1ª A Gala homenageia Soledad Cardinali
Na 1ª Gala do Circo de Samora Correia foi homenageada Soledad Cardinali, a Senhora do Circo, considerada por todos. Na mesma noite foram homenageados quatro artistas Portugueses Galardoados no Festival Internacional de Circo de Monte Carlo, considerado o Maior Festival de Circo do Mundo, o Festival dos Festivais. Para conhecimento de todos lembramos os homenageados nesta Gala:
Ângelo Muñoz, em 2002 galardoado com cinco prémios: dois Prémios de Imprensa; Prémio De Mérito — Placa De Ouro, oferecida pelo Príncipe Rainier III Do Mónaco; e Palhaço De Bronze (clown de bronze). Ângelo Muñoz volta a participar no Festival de Monte Carlo a convite da Princesa Stéphanie do Mónaco em 2014
Aura Cardinali, galardoada, por duas vezes (1990 e 1993), com o prémio «palhaço de prata» — clown de prata. Em janeiro de 2007, atuou novamente no Festival Internacional De Circo De Monte Carlo, cantando no arame a grande altura com o seu marido, e recebeu na altura o «Prix Special Du Conseil National De Monaco» e o «Special Mention Of The Jury», recebendo a «Placa De Ouro».
Augusto Lourador, participou no Festival Internacional De Circo De Monte Carlo, em 1988, com Michel Chen, Augusto Lourador foi galardoado com o «Palhaço De Ouro» — «Clown De Ouro», conseguindo assim a maior distinção que um artista de circo pode desejar.
António Ferreira, participou no Festival Internacional De Circo De Monte Carlo, com o duo «Tino E Tony», em 1992, e recebeu o primeiro «Palhaço De Prata» — Clown De Prata. Em 2001, com o duo «Los Manducas», recebeu das mãos de Alberto Grimaldi, Príncipe Do Mónaco, o segundo «Palhaço De Prata», pelos impressionantes números de acrobacias cómicas. Além desta distinção, a dupla portuguesa arrecadou, ainda, mais dois prémios: o «Prix De La Societé Des Bains De Mer» e o «Prix Jean-Louis Marsan».
2ª Gala do Circo surge em 2019
A Gala do Circo de Samora Correia não se realizou durante alguns anos e reaparece em 31 de janeiro de 2019, com organização assumida na totalidade pela a Câmara Municipal de Benavente na totalidade, denominando-se como: 2ª Gala do Circo de Samora Correia (Homenagem ao Circo Tradicional e às suas Gentes), e o compromisso de sempre ser realizada na última 5ª Feira do mês de janeiro O conceito das homenagens foi alterado e passaram a ser destacados três artistas do panorama Nacional, criando-se o Prémio Excelência a atribuir a artistas Galardoados em Monte Carlo.
Nesta Gala foram Homenageados: Humberto Cardinali, Carlos Monteiro e Luisinho Cardinali.
Prémio Excelência a Victor Manduca
O Prémio Excelência foi atribuído a Victor Manduca. Remontava ao ano de 2001 quando, Victor Manduca, juntamente com seu primo, Toninho Manduca «Duo Manducas» recebeu, das mãos de Alberto Grimaldi, Príncipe Do Mónaco, o Palhaço de Prata, a segunda melhor distinção do prestigiado Festival Internacional de Circo do Principado Monegasco. Além do Palhaço de Prata, a dupla portuguesa trouxe, ainda, mais dois prémios: O Prix De La Societé Des Bains De Mer e o Prix Jean-Louis Marsan. Uma recompensa para quem, longe da popularidade, vai conseguindo honrar Portugal no estrangeiro.
3ª Gala do Circo de Samora Correia
A 3ª Gala do Circo de Samora Correia (Homenagem ao Circo Tradicional e às suas Gentes), realizou-se a 30 de janeiro de 2020 e foi acrescentado mais 1 Prémio de Revelação, a atribuir aos Jovens até aos 16 de idade. Nesta Gala foram homenageados: Luís Mariz, Rosa Noronha e Tony das Gaitas. O Prémio Excelência foi atribuído a Conchi Muñoz e o Prémio Revelação foi recebido por Ivan Silva (Malabarista).
4ª Gala do Circo de Samora Correia CANCELADA
A 4ª Gala do Circo de Samora Correia seria realizada a 28 de janeiro de 2021 mas foi cancelada devido aos constrangimentos inerentes à Pandemia da COVID-19. Porém, assinalamos o Dia Mundial do Circo com uma emissão simbólica, online, no dia 17 de abril.