Está a decorrer no Centro Escolar de Samora Correia, uma ação de reflexão, também com carácter formativo, envolvendo professores, educadores e auxiliares de ação educativa dos dois Agrupamentos de Escolas do Município; técnicos do Plano Salute; profissionais da Câmara Municipal que integram a Educação Pré-escolar, as Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) e o 1.º ciclo, as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) e a Componente de Apoio à Família (CAF). Complementarmente e ainda como projeto piloto, a Câmara Municipal está a desenvolver trabalho de intervenção socioeducativa que pretende incidir sobre os momentos de recreio e das refeições escolares, no 1.º ciclo.
Uma iniciativa realizada em articulação com o Instituto de Apoio à Criança (IAC) e com a Faculdade de Motricidade Humana (FMH).
No conjunto, tratam-se de projetos que envolvem todos e o objetivo é dar contributos para que o tempo não letivo das crianças na escola seja mais significativo, participado e inclusivo.
A autarquia tem vindo a estabelecer alguns contactos, designadamente, com o Instituto de Apoio à Criança e com a Faculdade de Motricidade Humana tendo como propósito a definição de parcerias estratégicas, sendo que já realizou de igual forma algumas visitas a Escolas que têm realizado um trabalho considerado de sucesso nesta matéria específica.
Para já, nesta fase muito inicial, serão estes os profissionais da comunidade escolar envolvidos, na fase seguinte também os pais serão chamados ao processo e ao seu desenvolvimento pleno nas escolas.
Se as nossas crianças passam cerca de 60 horas por semana em ambiente escolar, é fundamental que brinquem, que as brincadeiras possam ser didáticas mas aprazíveis e adequadas à suas idades e mentes curiosas e adaptadas à sua energia, própria de ser Criança.