Edit Content

Mapa do Site

Publicação: “Os Lusíadas” ilustração de vários artistas – 1972 oferecido à Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Benavente realizou na passada terça-feira uma Sessão evocativa dos 20 anos da morte de Natércia Freire, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Benavente, Carlos Coutinho, da família de Natércia Freire, entre outros convidados, admiradores da escrita e da sensibilidade da poetisa e jornalista, originária de Benavente.

O assinalar desta data por parte da autarquia, foi a oportunidade considerada perfeita pela família de Natércia Freire para oferecer à Câmara Municipal uma publicação muito especial concretizada em 1972 no Diário de Notícias, no âmbito das comemorações do IV Centenário da publicação de “Os Lusíadas”.  Natércia Freire, coordenadora da página “Artes e Letras” do Diário de Notícias durante 20 anos (1954 – 1974) , desafiou  vários artistas plásticos da época a ilustrarem estrofes de “Os Lusíadas”, resultando na reprodução de cinquenta e dois quadros, com introdução da própria Natércia Freire.”.(…) Da ressonância intemporal dos versos da epopeia, se aperceberam os artistas que colaboraram, durante o ano de 1972, todas as semanas, na iniciativa do “Diário de Notícias «Os Lusíadas que fomos – Os Lusíadas que somos, figurando na arte do nosso tempo o génio de camões – que nenhuma Arte pode aprisionar. (…). São interpretações de: Vieira da Silva; Carlos Botelho; Mário Cesariny; Nadir Afonso; Francisco Relógio; Sara Afonso; Lima de Freitas, Manuel Cargaleiro; Júlio Gil; Almada Negreiros e muitos outros.

Publicação marca a história e as artes no período antes do 25 de abril

Uma edição muito especial, agora oferecida pela família de Natércia Freire à Câmara Municipal de Benavente, que marca a história e as artes no período antes do 25 de abril.

No decorrer da cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal, Carlos Coutinho, agradeceu a oferta da publicação e congratulou-se que Benavente seja sempre lembrada com carinho pela família de Natércia Freire.

Isabel Corte Real, filha da autora, falou sobre a publicação, de como Natércia conhecia todos os artistas que gentilmente acederam participar nesta sua ideia original. Partilhou a história contada um dia por Natércia quando, a propósito, resolveu incluir uma ilustração de Almada Negreiros, apesar deste já ter falecido à época, com um painel sobre “ Os Lusíadas” que estava exposto na parede do edifício do Diário de Notícias.

Por sua vez, Ana Lúcia Sena Lino, agradeceu o interesse sempre demonstrado pela Câmara Municipal de Benavente pelo trabalho de Natércia Freire e, a seu gosto, recitou para deleite de todos um poema de sua mãe.

A cerimónia contou com a participação dos músicos: Anita Pereira (flauta) e Dinis Alemão (piano) que interpretaram “Canção Quimérica – Tango – Canção, com música de Natércia Freire e versos de Celestino Gomes. No final a poetisa Ana Cláudia Silva recitou três poemas de Natércia Freire.

A publicação pode ser consultada na Biblioteca Municipal de Benavente.

Mais artigos