Tiveram início as obras de ampliação do cemitério de Benavente, com o objetivo de conseguir o maior número possível de covais dentro da área disponibilizada para o efeito, aproximadamente 1500 m2, “paredes-meias” com o cemitério existente.
Inicialmente a obra foi encarada como um prolongamento natural da solução existente porém, a presente ampliação foi forçada a evoluir para a criação de um patamar nivelado que contrariasse o desnível sentido e permitisse a constituição de covais acima das terras húmidas existentes.
A solução encontrada passa pela criação de muros de contenção e suporte de terras (que permitem eliminar os taludes existentes) e de um patamar de concordância que facilita a circulação entre as duas áreas.
Como forma de minimizar o impacto das paredes elevadas de betão e conferir um ar menos pesado a este equipamento, serão pintados os contornos com elementos vegetais que trazem cor e vida a um espaço carregado de espiritualidade e sentimentos que se quer de paz e tranquilidade mas também “ligeiro” e harmonioso.
A obra foi adjudicada por 292.118,79€ + IVA e tem um prazo de execução de 120 dias.