Edit Content

Mapa do Site

Ecolezíria lança projeto-piloto de recolha porta-a-porta de recicláveis
A partir de hoje (17H00) serão contactados os moradores na zona histórica de Benavente

A partir de hoje (17H00) serão contactados os moradores na zona histórica de Benavente

A Ecolezíria, empresa intermunicipal para o tratamento de resíduos sólidos, deu início a um projeto-piloto que visa promover junto da população a importância da implementação e reforço de hábitos de separação de resíduos. Denominado ‘Recolha Porta-a-Porta de Recicláveis’, o projeto vai abranger os municípios de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo, Coruche e Salvaterra de Magos.

 

O projeto ‘Recolha Porta-a-Porta de Recicláveis’ irá avançar primeiramente em áreas habitacionais, escolhidas pelos municípios, com o objetivo de tornar mais fácil e confortável a separação de recicláveis, ao definir dia e hora para a recolha destes resíduos, sem que para isso os moradores tenham de se deslocar aos ecopontos mais próximos.

 

Hoje, pelas 17H00, serão contactados os moradores da zona histórica de Benavente.

Após Benavente, será a vez de quem mora na zona histórica de Samora Correia ser abordo pelos técnicos da Ecolezíria, que estarão acompanhados pelos serviços urbanos no Município de Benavente.

Ao todo serão entregues 973 conjuntos de baldes (recolha de papel, plástico e orgânicos), aos alojamentos das duas zonas históricas.

 

Serão distribuídos um balde castanho de 30 litros para serem colocados os sacos verdes com os biorresíduos; um balde amarelo de 45 litros para colocar o plástico e o metal; e um balde azul de 45 litros para colocar o papel e cartão.

Inicialmente, serão apenas recolhidos os resíduos dos baldes azul e amarelo. A recolha dos biorresíduos será feita posteriormente. Neste sentido, as embalagens de plástico e metal serão recolhidas uma vez por semana, as de papel e cartão serão recolhidas quinzenalmente e os biorresíduos serão recolhidos duas vezes por semana.

“Nos últimos anos o número de Ecopontos teve um grande aumento, mas a recolha de resíduos para reciclagem não aumentou da mesma forma. De maneira a dar uma resposta a este problema criámos a Recolha de Resíduos Recicláveis Porta-a-Porta, como uma forma de incentivarmos a esta prática positiva. Temos de inverter as estatísticas que colocam Portugal longe das metas definidas pela União Europa para recolha de resíduos”, refere Dionísio Mendes, administrador executivo da empresa.

Mais artigos