R23 na Escola EB 2,3 e Secundária João Fernandes Pratas, em breve

A caminhada para dar nova vida e dinâmica aos refeitórios escolares do Município de Benavente, continua. Após o sucesso da remodelação do refeitório escolar da C+S Duarte Lopes, em Benavente, o conceito de base do projeto R23 está a ser implementado no refeitório da escola João Fernandes Pratas, em Samora Correia.

A remodelação da cantina volta a ser desenhada com a participação da comunidade escolar, numa intervenção que pretende ainda revolucionar o ambiente do refeitório e as ementas, criando um serviço de refeições que responde às necessidades nutricionais e, ao mesmo tempo, corresponde às expectativas dos alunos e encarregados de educação.

Workshop com os alunos e encarregados de educação

No encontro com os delegados de turma, as nutricionistas da Câmara Municipal de Benavente: Rute Espanhol e Catarina Soares, quiseram sabe o que pode a Câmara Municipal e a Escola fazer para que o refeitório escolar seja uma opção para os seus almoços. Tanto de manhã como no período da tarde, foi unânime a vontade dos alunos em terem mais uma opção de escolha na ementa. Neste momento são disponibilizados dois pratos: mediterrânico e o veggie e o surgimento de uma opção 3, é muito bem-vinda. Foram, igualmente, apresentadas outras sugestões para ementas como: wraps, saladas, baguetes, lasanhas, pizzas, ovos de tomatada e mais propostas.

Na reunião com os encarregados de educação e Associação de pais foi solicitado pelas nutricionistas da CMB a apresentação de sugestões para melhoria do serviço de uma forma geral, ementa e espaço físico, para que estejam reunidas as condições dos seus educandos poderem almoçar no refeitório da escola e, assim, usufruírem de uma alimentação mais saudável.

As técnicas tomaram nota de todos os contributos, lembrando que “é um desafio fazer as ementas e tentar que exista equilíbrio, acrescentando que “no futuro, será servida mais uma opção, à qual se deu o nome de coMtradição, que será uma reinterpretação do prato mediterrânico”.

Os refeitórios escolares continuam abertos aos Pais para que provem as refeições, basta para isso informar a direção da escola sobre o dia em que pretendem fazer a experiência.

Obras irão decorrer na próxima interrupção letiva

Durante a interrupção do Carnaval, os funcionários da Câmara Municipal irão pintar todo o espaço de refeitório: paredes, tetos, caixas de estores e o interior da cozinha. As novas mesas e cadeiras já chegaram e o design para colocar nas paredes está a ser trabalhado para ficar com um ar mais jovem e apelativo. O sucesso do R23 depende da participação da comunidade escolar.

O próximo refeitório a ser intervencionado será o da escola EB 2,3 do Porto Alto.