Plantação de árvores “Life Terra” na Companhia das Lezírias com alunos da EB 2,3 do Porto Alto

O projeto  LifeTerra tem tido uma intervenção muito positiva no município de Benavente, com a plantação de 1491 árvores no nosso território. Esta semana, cerca de 40 alunos do 8º ano da EB 2,3 do Porto Alto, acompanhados por 3 professores, técnicos da Companhia das Lezírias, da LifeTerra e da Câmara Municipal de Benavente ((Ana Palmar e Laura Batista)) participaram em mais uma ação.  Foram plantados 100 pinheiros-bravos (Pinus pinaster), numa área de pinhal da Companhia das Lezírias. Todas as plantas foram georreferenciadas na aplicação LifeTerra.

Antes da plantação propriamente dita, abordou-se o tema das alterações climáticas, salientando que a plantação de árvores ajuda a diminuir a concentração de dióxido de carbono, um dos gases responsáveis pelo aumento da temperatura (técnicos do LifeTerra).

Os técnicos da Companhia das Lezírias exemplificaram como se executa uma plantação, usando as boas práticas, para não danificar as plantas jovens na gestão do povoamento.

Importância do pinhal e do ecossistema em equilíbrio para a biodiversidade.

Falando de biodiversidade, nesta iniciativa, abordou-se especificamente a águia-de-Bonelli (Aquila fasciata), classificada em Portugal com estatuto de conservação “Em Perigo”, e o coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus), cujo estatuto de conservação em Portugal está classificado como “Vulnerável”.

O coelho-bravo, uma das presas da águia-de-Bonelli, sendo afectado pelo vírus da doença hemorrágica viral, a principal ameaça à população de coelhos, compromete a conservação das populações de águia-de-Bonelli.

De forma a manter o equilíbrio entre a população da águia-de-Bonelli e do coelho-bravo, é aplicada uma gestão florestal sustentável do povoamento de pinheiro-bravo, estabelecendo vários refúgios para as espécies.

No final realizou-se um jogo didáctico com os alunos sobre este tema, no qual um aluno simbolizava a águia-de-Bonelli, que tinha de caçar coelhos saudáveis e coelhos infectados, representados pelos diversos alunos.