Edit Content

Mapa do Site

Presença de vespa asiática na zona ribeirinha de Samora Correia
O ninho de vespa asiática (vespa velutina) detetado em Samora Correia, tem cerca de 70 cm de diâmetro e está implementado na extremidade nordeste da zona ribeirinha, mesmo junto ao rio Almansor.
 
Os Serviços Municipais foram ao local para tratar do ninho, desativando-o. Solicita-se a todos que não se aproximem do local, nesta fase, até à remoção do ninho, dentro de 3 a 4 dias.

Vespa Asiática: Como identificar, proteger-se e agir

A Vespa Asiática, ou Vespa Velutina, é uma espécie exótica invasora oriunda do sudeste asiático, introduzida na Europa (França) em 2004 e que chegou ao norte de Portugal em 2011.

Na primavera, as rainhas fundadoras elaboram ninhos primários, esféricos, de pequenas dimensões (entre 5 e 10 cm de diâmetro). No verão, a colónia elabora e amplia o ninho definitivo, que atinge grandes dimensões (até 80 cm de altura e 60 cm de diâmetro) e uma forma de pera. A destruição parcial dos ninhos pode originar novos ninhos secundários.

Como as demais espécies  de vespas, reage de forma agressiva, se perturbada, sendo ainda mais reativa se se encontrar nas proximidades do ninho, pelo que não deve ser perturbada, exceto por profissionais qualificados.

Nunca tente proceder à destruição de ninhos de vespa asiática por conta própria. 
Em caso de picada contacte imediatamente o 112.

Como identificar a vespa asiática e o seu ninho?

A vespa europeia (vespa cabro) pode, à primeira vista, ser confundida com a vespa asiática (vespa velutina), porém distingue-se pelo abdómen mais amarelo e pelo tórax, cabeça e patas castanho-avermelhadas.

Ninhos primários de vespas asiática podem ser confundidos com ninhos de vespa comum (vespula germânica e vespula vulgaris). A observação das obreiras pode ajudar na sua distinção. 

Vespa Asiática

  • Ninho primário esférico, feito de celulose, com 5 a 10cm de diâmetro, em locais abrigados (muitas vezes em edifícios);
  • Ninho definitivo grande, com entrada lateral, normalmente em copas de árvores.

 

Vespa Europeia

  • Ninho em local sombrio;
  • Os ninhos arbóreos localizam-se normalmente no interior dos troncos.
  • Com entrada ampla na base.

O que deve fazer ao se deparar com um ninho de vespas?

  • Não tente proceder à destruição dos ninhos;
  • Não mexa nos ninhos ou de alguma maneira, perturbe as vespas que estiverem próximas ao ninho, pois elas reagem de forma agressiva. Qualquer intervenção nos ninhos deve ser realizada por profissionais qualificados;
  • Em caso de picada, contacte imediatamente o 112 ou a linha Saúde 24: 808 24 24 24
    Tenha sempre perto esses contatos: Serviços de Proteção Civil de Benavente 961 205 864 | Linha verde do Ambiente do Município de Benavente 800 106 000 | INEM 112 | Centro de Informação Antivenenos (CIAV) 800 250 250

 

Outros procedimentos a adotar:

Se avistar vespas asiáticas, ou suspeitar da presença de ninhos desta espécie, comunique a ocorrência através de um dos seguintes meios:

  • Efetue o registo do avistamento de vespas (indivíduos e/ou ninhos) na plataforma eletrónica www.sosvespa.pt
  • Contacte o Serviços de Proteção Civil de Benavente 961 205 864 ou a Linha verde do Ambiente do Município de Benavente 800 106 000. Sempre que observar um ou mais indivíduos desta espécie, procure nas imediações do local por eventuais ninhos e com a certeza do local, comunique a sua localização às entidades competentes.

 

Contatos Úteis: 

 

Links para consulta: 

www.iniav.ptwww.sosvespa.pt |

Mais artigos