Cerimónia Militar comemorativa do 15º Aniversário do Comando Territorial de Santarém

BALANÇO DO SEMINÁRIO “DESAFIOS À SEGURANÇA E MOBILIDADE”

As comemorações do Dia da Unidade da GNR –Comando Territorial de Santarém, decorrem este ano no município de Benavente.  Esta sexta-feira, terá lugar uma cerimónia Militar comemorativa dos 15º aniversário do Comando Territorial de Santarém, pelas 15H30, no Parque 25 de abril, em Benavente (se as condições climatéricas não o permitirem será anunciada outra localização).

No passado fim de semana, decorreu no Centro Cultural de Samora Correia o Seminário “Desafios à Segurança e Mobilidade” e a inauguração da exposição “ Tradição e Futuro – GNR “, para visitar até novembro, na Galeria do espaço cultural da cidade de Samora Correia.

Na abertura do seminário, o Presidente da Câmara Municipal de Benavente, Carlos Coutinho, agradeceu a escolha do município de Benavente para a realização destas comemorações. O autarca considerou que a segurança é um pilar fundamental na nossa sociedade, até porque a democracia é o melhor sistema para vivermos em sociedade mas é um modelo que tem as suas fragilidades e as forças de segurança são o garante do cumprimento da lei. Carlos Coutinho considerou que os decisores políticos têm que compreender que a segurança não é uma despesa é um investimento nas populações.

Presença de proximidade da GNR deve ser valorizada

O Presidente do Conselho de Administração da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, Pedro Ribeiro, na sua intervenção, defendeu que, “independentemente das responsabilidade de cada um, as parcerias são fundamentais, “porque estarmos todos do mesmo lado, faz a diferença. Queremos usar melhor os recurso em prol dos cidadãos. As questões da segurança e da mobilidade são importantes em imensos níveis porque o mundo está em transformação acelerada, onde o virtual ganha cada vez mais terreno”. Para a população “é fundamental a imagem da segurança mas também a percepção da segurança”.

Relativamente ao número elevado de acidentes nas estradas, existe uma responsabilização dos próprios automobilistas na maioria dos casos, já que os fatores como a má qualidade das estradas, o desordenamento do território ou a perigosidade dos veículos automóveis já não são justificação, como poderia acontecer há alguns anos atrás. Hoje, com vias rápidas, sentidos de circulação separadas, manutenção das vias, veículos com apoio à condução, medidas que reduzam a sinistralidade, sejam elas preventivas ou repressivas, é uma questão de atitude do condutor que, no geral, explica os acidentes.

Ao longo da manhã, os interlocutores no seminário abordaram os fatores de risco para a sinistralidade; a nova realidade social com a introdução de diferentes culturas, outros costumes e comportamentos, constituindo um desafio para as autoridades policiais; igualmente abordadas as principais áreas de intervenção da GNR.