Dia Nacional da Água

OPEN CALL

A comemoração do Dia Nacional da Água de 2023 assume, no Município de Benavente, o título “Plantar Água”, numa celebração dos rios e da água doce.

Já no dia 24 de setembro, comemoramos o Dia Mundial dos Rios, através do Grupo 66 dos Escoteiros de Benavente que irá remover resíduos. Basta aparecer na zona da pista de pesca do Rio Sorraia em Benavente.

No dia 1 de outubro, já com o terreno preparado pelos participantes na atividade anterior, vamos então “plantar água”. Este ano no rio Sorraia, em Benavente, o Dia Nacional da Água será celebrado nas vertentes ecológica, recreativa, cultural e social, através de atividades a decorrer na Pista de Pesca, na Biblioteca Municipal e na Frente Ribeirinha.

Inscreva-se nas atividades que lhe propomos através deste link  https://bit.ly/inscrições-dia-água

Inscreva-se gratuita mas obrigatoriamente na ou nas atividades que lhe interessem.

Queremos é que venha e traga roupa usada, adaptada à atividade e às condições meteorológicas, água e, se pretender entrar no rio, calçado adequado.

Atividade Plantar Água 01 | Pista de Pesca de Benavente | 09h00 – 11h00

• Gestão das margens e da galeria ripícola/vegetação ribeirinha | APA/ARHTO;
  • Gestão de Espécies Exóticas Invasoras através da remoção de Jacinto-de-água Eichhornia crassipes e de Pinheirinha-de-água Myriophyllum aquaticum | Município de Benavente;
  • Atividade de sensibilização “Rios de Água: conhecer para preservar, monitorizar e recuperar” | ASPEA

Atividade Plantar Água 02 | Biblioteca Municipal de Benavente | 10h00 – 13h00

• Saber interpretar a fatura da água | Águas do Ribatejo
  • Apresentação do livro infantil “Desculpa, por acaso viste o Mar?” | Edições Alfarroba
  • Atividade de sensibilização “Cuidado: aliens aquáticos moram aqui!” | ASPEA

Atividade Plantar Água 03 | Frente Ribeirinha de Benavente | 11h30 – 13h00

• Contar o Sorraia | Município de Benavente
  • Gestão das margens e da galeria ripícola/vegetação ribeirinha | APA/ARHTO e Município de Benavente;
  • Gestão de Espécies Exóticas Invasoras e remoção de resíduos | Município de Benavente

Apoio:

Bombeiros Voluntários de Benavente