Um bom ano letivo para o pessoal não docente, profissionais fundamentais nas escolas

São assistentes técnicos e operacionais que laboram nas escolas, profissionais que apoiam na gestão e organização das escolas. Segundo o Diretor do Agrupamento de Escolas de Benavente, Mário Santos, “são aquele grupo de apoio, aquelas pessoas que mantêm  e fazem as escolas funcionar, desde os assistentes técnicos que conseguem fazer tudo o que tem a ver com o pessoal, com os alunos e as contabilidades, até aos assistentes operacionais que tratam da limpeza e que fazem um contacto muito direto com os alunos e com os pais. Na realidade são o cartão de visita de qualquer escola”.

Também a Diretora do Agrupamento de Escolas de Samora Correia, Luísa Carvalho, frisou que “estas pessoas são a cara de um Agrupamento. São eles que recebem, num primeiro embate, aqueles que chegam à escola bem dispostos, mas também os que têm uma abordagem agressiva. Muitas vezes, num contacto de proximidade com os alunos privilegiado, estes profissionais detetam alguns problemas ou comportamentos preocupantes que relatam à Direção, ajudando assim a uma intervenção por vezes mais precoce e mais assertiva.

vereadora com o pelouro da educação, Catarina Vale, lembrou que, “após o ano zero com a entrada do processo de descentralização de competências para as autarquias, vamos iniciar agora o ano 1, com a aprendizagem conseguida no ano transato”. Sobre a importância do pessoal não docente afirmou: “Temos um conjunto de pessoas novas que entraram há um ano e outras que entraram há uma semana apenas e que vieram alargar e reforçar o grupo e são, todos eles, peças fundamentais para esta grande equipa, que ainda irá crescer, tendo em conta a quantidade de novas turmas, tendo em conta o significativo aumento da nossa rede escolar”.

Presidente da Câmara Municipal de Benavente, Carlos Coutinho, frisou que “esta é um área extremamente importante, quer na saúde quer na educação. As pessoas que exercem estas funções devem fazê-lo com sentimento , com proximidade e dedicação, porque é uma função fundamental para a preparação dos nossos jovens que são as Mulheres e os Homens de amanhã”.

Oiça todas as intervenções proferidas na cerimónia de receção ao pessoal não docente: