Vala Nova – Intervenção e análise dos técnicos de ambiente da CMB

POLUIÇÃO NA VALA NOVA – BENAVENTE

TÉCNICOS DO SETOR DO AMBIENTE DA CÂMARA MUNICIPAL ESTÃO NO TERRENO DESDE A 1º HORA

No dia 10 de agosto foi detetada uma área poluída na zona da Vala Nova (Benavente), apresentando a água uma cor muito escura e um cheiro nauseabundo.

Após o alerta, e de forma imediata, a Câmara Municipal de Benavente, o Presidente e os técnicos do setor do ambiente, contactaram a GNR/SPENA – Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente, bem como a única unidade fabril do setor alimentar e de transformação que labora nas imediações do rio Sorraia – Sugal Group.

Enquanto as entidades com responsabilidades nestas matérias procedem às averiguações, os técnicos do setor de ambiente da Câmara Municipal desenvolvem trabalho de monitorização (recolha de água), análise da fauna e flora afetadas, divulgando em hipótese alguns cenários prováveis que explicariam o sucedido. Não sendo uma análise com rigor técnico, ou aceite para eventuais efeitos científicos e  legais, foi desde logo importante para sossegar as populações relativamente aos perigos para a saúde pública.

Câmara Municipal de Benaventeos técnicos da Unidade Orgânica de Planeamento, Ambiente e Fiscalização, irão continuar muito atentos a esta investigação.