Candidatura do Campino a Património Cultural Imaterial da Humanidade (UNESCO) – Reunião Preparatória
O Município de Benavente, em colaboração com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR), está a desenvolver uma candidatura de âmbito regional relativa à classificação do CAMPINO como Património Cultural Imaterial da UNESCO.

Para a apresentação desta candidatura têm que ser percorridos muitos passos e o trabalho é muito longo. Assim, na passada quarta-feira teve lugar mais uma reunião preparatória que se enquadra na área de pesquisa, histórica e antropológica, num trabalho muito esmiuçado de contactos com os campinos do município, bem como com personalidades conhecedoras da figura do campino, figura identitária deste território.

Nesta reunião estiveram presentes: a Vice-Presidente da Câmara Municipal, Catarina Vale; o Vereador com o pelouro da Cultura, Joseph Azevedo; a Chefe de Divisão do Turismo e Cultura da CMB, Cristina Gonçalves, a técnica de museologia, Perpétua Martins, os campinos: João Inácio; Mário Oliveira e Luis Santos; o jornalista e comentador tauromáquico, Maurício do Vale; o responsável pela Comissão da Picaria da Festa da Sardinha Assada de Benavente, José Barroca e os antropólogos, Emiliano Dantas e José Portugal.

A intenção da Câmara Municipal é homenagear os campinos, homens dedicados ao campo, que aparecem nas festividades, mas, sobretudo, enaltecer o trabalho que fizeram durante muitos anos no campo.

A candidatura será liderada pelo Município de Benavente, e serão contactados outros municípios da região que partilham os valores do campo, do ribatejo e que têm o campino como figura marcante do seu território, e só após esses contactos a candidatura à Unesco pode ser formalizada.

A Câmara Municipal continua empenhada nesta candidatura, de forma a homenagear esta figura ímpar do Ribatejo.