AMBIENTE

Resíduos

Resíduos Sólidos Urbanos

• Deposite os seus resíduos nos contentores municipais;
  • Coloque sempre os resíduos devidamente acondicionados num saco bem fechado;
  • Se o contentor que utiliza habitualmente estiver cheio, desloque-se ao mais próximo com capacidade para receber os seus resíduos.

Recolha Seletiva de Óleos Alimentares Usados

A descarga de óleos alimentares usados (OAU) no solo e no meio hídrico causa graves problemas de poluição.

Também a sua descarga nas redes de drenagem de águas residuais domésticas, provoca problemas operacionais ao nível do seu funcionamento hidráulico, devido à ocorrência de entupimentos, os quais poderão ocorrer igualmente nas estações de tratamento de águas residuais domésticas (ETAR’s). Neste último caso, poderão ainda verificar-se problemas no respectivo processo de tratamento.

Assim, é fundamental que os OAU sejam depositados seletivamente em contentores adequados para o efeito – oleões, para posteriormente serem valorizados,

Não deite o óleo alimentar usado nos contentores do lixo, nem na rede de drenagem de águas residuais domésticas, mas sim nos oleões!

Como devo proceder?

Deverá cumprir os seguintes passos:

• Após a sua utilização o óleo alimentar usado deverá ser arrefecido, e estar livre de impurezas (restos de comida, água e outros);
    • Acondicionar o óleo alimentar usado numa garrafa de preferência plástica, nunca esquecendo de fechar muito bem a tampa;
    • Depositar o óleo alimentar usado assim acondicionado no interior do oleão.

Projeto piloto de recolha seletiva de resíduos domésticos biodegradáveis

O projeto consiste na separação de restos de comida produzidos nas habitações, devidamente acondicionados em sacos de cor verde, a disponibilizar pelo município, a partir de 2023.

Recolha de Monos e Resíduos Verdes

Recolha de mobílias velhas, colchões, eletrodomésticos, entre outros resíduos volumosos.

A recolha de resíduos volumosos realiza-se mediante pedido/marcação antecipado, solicitado através do Número Verde (gratuito)

Recolha de Óleos Lubrificantes para pessoas singulares

Fique a saber onde pode colocar os óleos lubrificantes já usados. Se não puder guardar até passar a Pandemia, entregue nos pontos de recolha. Nunca despeje este óleos na rede de águas residuais ou nos contentores. Trata-se de matéria perigosa.

Recolha de Resíduos de Construção e Demolição (Entulhos)

Quantas vezes passamos por terrenos baldios ou junto a contentores e vemos entulho despejado sem qualquer respeito pelo ambiente ou pelos profissionais da recolha de resíduos. Faça o correto. Se vai fazer uma obra, certifique-se de que dá um encaminhamento correto ao entulho produzido. Não o deixe nunca na rua nem depositado em terrenos baldios. Tais ações são prejudiciais ao ambiente e são puníveis com coimas.

A gestão dos Resíduos de Construção e Demolição, vulgarmente conhecidos por entulhos, produzidos em obras particulares isentas de licença e não submetidas a comunicação prévia, é da responsabilidade do Município de Benavente.

“Entulho colocado em “Big Bags”. CMB recolhe.

Pode requisitar sacos especiais para entulho ”Big Bags” com capacidade de cerca de 1 metro cúbico, junto dos Balcões do Estaleiro Municipal de Benavente e Samora Correia, mediante a informação prévia ao sector de obras particulares, através do mail:obras.particulares@cm-benavente.pt

Pode requisitar gratuitamente, no máximo dois sacos nos referidos balcões. Se houver necessidade de um número maior de Big Bags, estes deverão ser adquiridos pelo proprietário, em estabelecimentos de venda autorizados.

Deverá colocar apenas entulho no saco e colocá-lo em local de fácil acesso à viatura de recolha, ou na via pública (sempre que a via pública seja ocupada, tem que fazer um pedido para esse efeito nos Serviços da Câmara Municipal).

Deverá ser respeitada a capacidade de cada saco, não devendo também ser colocado entulho fora do mesmo.

Para mais informações, contacte 263 519 620