AMBIENTE

Compostagem Doméstica

Campanha “Adote um compostor“

Ecolezíria disponibiliza compostores de forma gratuita

Ecolezíria é uma empresa pública que tem como objeto principal a recolha, tratamento e valorização de resíduos urbanos produzidos na área dos Municípios associados na RESIURB – Municípios de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo, Coruche e Salvaterra de Magos. Em preparação está uma vasta campanha de melhoria ambiental, e começa com a entrega gratuita a quem quiser fazer compostagem em casa, desde que preencha os requisitos exigidos.

O que é a Compostagem Doméstica?

A compostagem é um processo natural que consiste na decomposição biológica de resíduos orgânicos, do qual resulta um produto (composto) usado como adubo.

É uma excelente solução para quem tem moradias com espaço exterior e quer ajudar a reciclar os resíduos orgânicos produzidos, evitando que os mesmos sejam depositados em aterro. Para ajudar nesta tarefa, a ECOLEZÍRIA disponibiliza compostores de forma gratuita a todos os munícipes dos seis concelhos de intervenção que queiram fazer compostagem doméstica.

Quem se pode inscrever?

Qualquer pessoa que possua casa com zona exterior de tipologia quintal, horta ou jardim.

A partir de quando se podem inscrever?

As inscrições já estão abertas. Quem se pretende inscrever pode fazê-lo através do site da Ecolezíria, da Junta de Freguesia ou do Município preenchendo para esse efeito a “ficha de inscrição”.

Onde entregar a Ficha de Inscrição?

Após o devido preenchimento da “ficha de inscrição” a mesma deve ser entregue na Junta de Freguesia e/ou Município de Benavente.

- Se a Ficha de inscrição for entregue na Junta de Freguesia esta deve ser reencaminhada para o representante do projeto no Município de Benavente sendo para o caso a Engª Carla Pardão. Posteriormente a Inscrição será validada verificando se cumpre os requisitos e depois será contactado para receber o compostor e o Guia de Compostagem.

Onde e quando levantar o compostor?

Após a inscrição deverá aguardar o contacto do seu Município e/ou Junta para definir qual o dia para a entrega ou recolha do compostor.

Como fazer para obter esclarecimentos?

Qualquer esclarecimento deverá ser efetuado para a Ecolezíria através do email ecoleziria@ecoleziria.pt ou pelo número verde 800 210 045 mencionando o assunto “Compostagem Doméstica”.