Emissão simbólica da Gala do Circo de Samora Correia

Sábado às 20 horas

No dia Mundial do Circo, a Federation Mondiale du Cirque desafiou todos os seus associados a efetuarem uma emissão online simbólica para lembrar a importância do  espetáculo do circo. A Gala do Circo de Samora Correia faz parte desta Federação Mundial, e aceitou levar a efeito uma transmissão online, com momentos de circo e outros, assinalando da forma possível esta data.

A História das Galas do Circo de Samora Correia

Decorria o ano de 2013 quando surge a ideia de realizar uma Exposição sobre a História do Circo em Portugal, juntando alguns apontamentos com números de circo, bem como algumas homenagens a personalidades destacadas do panorama nacional circense. Na altura, a Junta de Freguesia de Samora Correia e a Câmara Municipal de Benavente abraçaram a ideia e é feita a parceria certa para a realização de uma grande Gala no dia 2 de maio de 2013. Igualmente foi dinamizada a 1ª e única Exposição da História do Circo Português, que esteve patente no Centro Cultural de Samora Correia durante cerca de 3 meses, com grande afluência de visitantes

A 1ª A Gala homenageia Soledad Cardinali

Na 1ª Gala do Circo de Samora Correia foi homenageada Soledad Cardinali, a Senhora do Circo, considerada por todos. Na mesma noite foram homenageados quatro artistas Portugueses Galardoados no Festival Internacional de Circo de Monte Carlo, considerado o Maior Festival de Circo do Mundo, o Festival dos Festivais. Para conhecimento de todos lembramos os homenageados nesta Gala:

Ângelo Muñoz, em 2002 galardoado com cinco prémios: dois Prémios de Imprensa; Prémio De Mérito — Placa De Ouro, oferecida pelo Príncipe Rainier III Do Mónaco; e Palhaço De Bronze (clown de bronze). Ângelo Muñoz volta a participar no Festival de Monte Carlo a convite da Princesa Stéphanie do Mónaco em 2014

Aura Cardinali, galardoada, por duas vezes (1990 e 1993), com o prémio «palhaço de prata» — clown de prata. Em janeiro de 2007, atuou novamente no Festival Internacional De Circo De Monte Carlo, cantando no arame a grande altura com o seu marido, e recebeu na altura o «Prix Special Du Conseil National De Monaco» e o «Special Mention Of The Jury», recebendo a «Placa De Ouro».

Augusto Lourador, participou no Festival Internacional De Circo De Monte Carlo, em 1988, com Michel Chen, Augusto Lourador foi galardoado com o «Palhaço De Ouro» — «Clown De Ouro», conseguindo assim a maior distinção que um artista de circo pode desejar.

António Ferreira, participou no Festival Internacional De Circo De Monte Carlo, com o duo «Tino E Tony», em 1992, e recebeu o primeiro «Palhaço De Prata» — Clown De Prata. Em 2001, com o duo «Los Manducas», recebeu das mãos de Alberto Grimaldi, Príncipe Do Mónaco, o segundo «Palhaço De Prata», pelos impressionantes números de acrobacias cómicas.  Além desta distinção, a dupla portuguesa arrecadou, ainda, mais dois prémios: o «Prix De La Societé Des Bains De Mer» e o «Prix Jean-Louis Marsan».

2ª Gala do Circo surge em 2019

Gala do Circo de Samora Correia não se realizou durante alguns anos e reaparece em 31 de janeiro de 2019, com organização assumida na totalidade pela a Câmara Municipal de Benavente na totalidade, denominando-se como: 2ª Gala do Circo de Samora Correia (Homenagem ao Circo Tradicional e às suas Gentes),  e o compromisso de sempre ser realizada na última 5ª Feira do mês de janeiro  O conceito das homenagens foi alterado e passaram a ser destacados três artistas do panorama Nacional, criando-se o Prémio Excelência a atribuir a artistas Galardoados em Monte Carlo.

Nesta Gala foram Homenageados:  Humberto Cardinali, Carlos Monteiro e Luisinho Cardinali.

Prémio Excelência a Victor Manduca

Prémio Excelência foi atribuído a Victor Manduca. Remontava ao ano de 2001 quando, Victor Manduca, juntamente com seu primo, Toninho Manduca «Duo Manducas» recebeu, das mãos de Alberto Grimaldi, Príncipe Do Mónaco, o Palhaço de Prata, a segunda melhor distinção do prestigiado Festival Internacional de Circo do Principado Monegasco. Além do Palhaço de Prata, a dupla portuguesa trouxe, ainda, mais dois prémios: O Prix De La Societé Des Bains De Mer e o Prix Jean-Louis Marsan. Uma recompensa para quem, longe da popularidade, vai conseguindo honrar Portugal no estrangeiro.

3ª Gala do Circo de Samora Correia

3ª Gala do Circo de Samora Correia (Homenagem ao Circo Tradicional e às suas Gentes), realizou-se a 30 de janeiro de 2020 e foi acrescentado mais 1 Prémio de Revelação, a atribuir aos Jovens até aos 16 de idade. Nesta Gala foram homenageados: Luís Mariz, Rosa Noronha e Tony das Gaitas. O Prémio Excelência foi atribuído a Conchi Muñoz e o Prémio Revelação foi recebido por Ivan Silva (Malabarista).

4ª Gala do Circo de Samora Correia CANCELADA

A 4ª Gala do Circo de Samora Correia seria realizada a 28 de janeiro de 2021 mas foi cancelada devido aos constrangimentos inerentes à Pandemia da COVID-19. Porém, assinalamos o Dia Mundial do Circo com uma emissão simbólica, online, no dia 17 de abril.