Avaliação do estado nutricional, hábitos alimentares e atividade física nos alunos do Município de Benavente

Na semana em que assinalamos o Dia Mundial da Diabetes, falar de obesidade é prioritário, tendo em conta de que é um dos principais problemas de saúde pública e um fator de risco para o desenvolvimento várias doenças, nomeadamente, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.

Consciente deste problema, o município de Benavente tem em curso um projeto longitudinal de avaliação do estado nutricional dos alunos, desde o pré-escolar ao secundário. O projeto conta com a parceria de ambos os agrupamentos de escolas, Benavente e Samora Correia. O objetivo é avaliar e monitorizar a prevalência de excesso de peso nas escolas de Benavente, produzindo dados importantes na definição e avaliação de políticas alimentares.

Divulgação dos primeiros resultados deste trabalho

O excesso de peso, que inclui a pré-obesidade e a obesidade, resulta de um desequilíbrio energético, para o qual contribuem vários fatores, como, os hábitos alimentares inadequados e a inatividade física.

No ano letivo de 2021/2022 obtivemos os primeiros resultados deste trabalho. A prevalência de excesso de peso nas crianças e adolescentes do Município é de 33,5%, acima da média nacional (28,7%). A avaliação dos hábitos alimentares e de atividade física também foram incluídos neste projeto. Como principais resultados destacamos a baixa (5%) e moderada (40%) adesão à Dieta Mediterrânica, o baixo consumo de fruta e hortícolas (35% dos alunos não inclui estes hortofrutícolas na alimentação diária) e, por último, salientar que 51% dos alunos não pratica qualquer atividade física programada.

Projetos em diferentes áreas para combater a obesidade

Os resultados obtidos demonstram a necessidade urgente de investir na prevenção do excesso de peso. Nesse sentido, a Câmara Municipal de Benavente tem vindo a desenvolver vários projetos na área do desporto, educação alimentar e refeições escolares. O objetivo é claro, promover a saúde e bem-estar de todos os alunos, desde o pré-escolar ao secundário!