PATRIMÓNIO

Património Cultural

Cineteatro

Equipamentos Culturais

O Cineteatro é uma referência essencial na vila de Benavente, datado de 1949, pela sua centralidade, pelo valor arquitetónico do edifício e sobretudo como espaço privilegiado na vida cultural benaventense.

Inteiramente requalificado e plenamente equipado este equipamento cultural traduz o empenho numa política cultural viva, interventiva e ao serviço da comunidade.

Este espaço possui um auditório com 410 lugares e ainda uma galeria de exposições no foyer.

Centro cultural
de Samora Correia

Equipamentos Culturais

O Centro Cultural em Samora Correia, datado de 2005, é um equipamento estruturante que permita responder às expectativas culturais de uma população em crescimento.

É um espaço plenamente dotado do ponto de vista técnico com uma programação envolvendo as mais diversas áreas artísticas.

Possui um auditório com 298 lugares, sala para o ensino da música, oficina e uma excelente galeria de exposições.

Palácio do Infantado

Equipamentos Culturais

Datado do final do século XVIII e integrado na antiga Casa do Infantado, aí se fixa, no século XIX, a Administração da Companhia das Lezírias. O edifício mantém até 1976, momento em que deflagra um grande incêndio que arrasa todo o interior ficando apenas em pé as fachadas, as características iniciais. A construção apresenta uma sólida implantação que envolve um quarteirão, desenvolvendo-se em dois pisos e apresentando todas as fachadas recortadas por janelas no piso térreo e varandas no primeiro piso.

O palácio foi objeto de uma recuperação arquitetónica garantindo a definição de um programa funcional diversificado, onde se encontra instalada a Biblioteca Municipal Carlos e Odete Gaspar, um Espaço Internet, um auditório e uma galeria de exposições.

A galeria de exposições apresenta uma programação que privilegia temáticas relativas à identidade deste território bem como áreas artísticas diversas.

Museu Municipal
de Benavente

Equipamentos Culturais

Acentuando o carácter de museu de território, o Museu Municipal de Benavente reúne dum conjunto de coleções de referência na área da alfaia agrícola, traje, fotografia, cerâmica e ofícios tradicionais.

O Museu Municipal de Benavente, denominado Museu Municipal Dr. António Gabriel Ferreira Lourenço, foi inaugurado em Julho de 1980, albergando uma vasta coleção de carácter etnográfico reunida ao longo de cerca de 40 anos pelo Sr. Joaquim Parracho. Por outro lado, a recolha exaustiva de todos os objetos da vida quotidiana, familiar e de trabalho, evitou o seu desaparecimento físico e consequentemente o esquecimento da memória coletiva. Reunindo um acervo museológico com cerca de vinte mil peças, o Museu encontra-se instalado numa antiga casa de habitação localizada no antigo “arrabalde” da vila, hoje um dos eixos mais movimentados, no limite do núcleo histórico de Benavente.

Bibliotecas Municipais

Equipamentos Culturais

As bibliotecas municipais têm como principal objetivo garantir ao cidadão o efetivo e livre acesso à informação, independentemente do seu carácter ou suporte. Promovendo o livro e a leitura, as Bibliotecas do município de Benavente pretendem formar novos leitores que olhem para o livro não só como um instrumento da prática escolar, mas sim como um amigo na tentativa de a médio e longo prazo diminuir os níveis de iliteracia.

Arquivo Histórico Municipal

Equipamentos Culturais

O Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Benavente pela quantidade e qualidade da sua documentação, bem como pelo seu estado de conservação e amplitude cronológica, constitui um dos fundos mais ricos do distrito de Santarém.

Centro Cultural de Benavente

Falta texto resumo