Comemorações do 47º aniversário do 25 de Abril

A Liberdade nunca deixará de ser o Bem Maior

Falar do 25 de Abril é falar de Liberdade, de Democracia, um mês que é sempre especial para todos nós enquanto povo português.

Os tempos passam, e entre as novas gerações que surgem é inevitável que não exista uma retrospetiva sobre tudo aquilo que foi a revolução dos cravos, o maior acontecimento da História de Portugal da segunda metade do século XX. Com a Pandemia da COVID-19 os mais novos conheceram um pouco do que é não ter a Liberdade de poder fazer tudo o que estavam habituados, mas compreenderam as contingências, os perigos da transmissão do vírus e acataram, como necessária e temporária, essa privação. Antes do 25 de Abril, o recolher obrigatório, o amordaçar das vozes dissonantes, sob pena de prisão, era a realidade de um povo atrasado na civilização, vivendo numa ditadura que durou quase 50 anos.

Cabe-nos a nós nunca esquecer o 25 de Abril

Grande parte daquilo que foi viver antes do 25 de Abril de 1974 foi-lhes transmitido por avós, pais ou por outros familiares mais velhos. Cabe-nos a nós imortalizar esses testemunhos e vivências, para que não sejam repetidos erros no futuro que nos conduzam aos tempos da ditadura. Crescemos e vivemos em liberdade, num regime amplamente democrático, com erros, mas o mais justo possível com as instituições a funcionar e a sociedade civil alerta e interveniente.

município de Benavente comemora o 25 de abril, ano após ano, com diversas iniciativas que decorrem em todo o município. No ano passado não foi possível realizar qualquer evento, mas este ano, com a situação epidemiológica mais controlada, a Câmara Municipal programou algo simples, mas que irá lembrar Abril e a Liberdade.