Hoje é Dia Mundial da Alimentação

Comunidade Escolar participa na construção de ementa escolar

As nossas ações são o nosso Futuro  – Melhor produção, melhor nutrição, melhor ambiente e melhor qualidade de vida

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) comemora o Dia Mundial da Alimentação, a 16 de outubro, com o objetivo de promover uma alimentação saudável e sustentável, disponível e acessível para todos.

Como é tradição, a Câmara Municipal de Benavente associa-se a esta importante iniciativa.

Partindo do tema deste ano da FAO “As nossas ações são o nosso Futuro”, convidámos no inicio do ano letivo a comunidade escolar, alunos, encarregados de educação e professores, do 1º ciclo e pré-escolar, a participar na construção da ementa escolar do dia 18 de outubro. Recebemos imensas propostas de receitas para este dia, todas muito saudáveis e apetitosas.

A turma vencedora deste ano foi o 4ºA do Centro Escolar de Benavente com uma receita de Chili vegetariano com arroz branco e saladaNo dia 18 de outubro, com a colaboração do Chef Luís Machado, iremos cozinhar este prato saudável e sustentável. Neste workshop, teremos igualmente a oportunidade de aprender a temperar as saladas, tornando-as mais apetecíveis para os nossos alunos, promovendo desta forma o seu consumo e reduzindo o desperdício alimentar nos nossos refeitórios.

Parabéns aos alunos e professora do 4ºA, do Centro Escolar de Benavente e a todas as turmas que participaram neste desafio. Ao longo do ano letivo teremos oportunidade de experimentar algumas das vossas receitas. Estejam atentos à ementa!

Chilli vegetariano com arroz branco e salada

70 g feijão encarnado
25 g polpa de tomate
25 g de cebola
Alho q.b.
40 g curgete aos cubos (congelado)
40 g de cenoura aos cubos (congelado)
20 g milho (congelado)

Acompanhamento:
40 g arroz branco

Salada:
Alface + tomate + pepino

Demolhar o feijão encarnado.
Num tacho, colocar o azeite, a cebola picada e o alho e deixar alourar. Juntar o tomate, o louro, a cenoura cortada aos cubos. Envolver bem e refogar por 10 minutos. Juntar o feijão cozido, o milho doce e a curgete. Juntar um pouco da agua de cozer o feijão. Temperar e deixar cozinhar. Servir com arroz branco e salada.