A compostagem faz-se em pequenos ou grandes terrenos

Faça a diferença. Adote um Compostor.

O caminho no sentido de um planeta mais saudável faz-se também com pequenos passos. A Campanha da Ecolezíria “Adote um Compostor” é mais uma iniciativa a favor do ambiente que as Autarquias que integram esta empresa intermunicipal estão a levar a efeito, promovendo este processo 100% natural de decomposição da matéria prima. As Autarquias entregam um compostor a todos os munícipes que preencham as condições de acesso e que queram fazer compostagem. Sobre este tema, estivemos à conversa com Sónia Lapa, atriz, artista plástica de Samora Correia, que aceitou o desafio de fazer compostagem, pela saúde e pelo ambiente. “Eu faço a compostagem há cerca de um mês e meio aqui com este menino. Isto é muito fácil: abrir e pôr os restos que não aproveitamos, os restos de alimentos saudáveis, portanto alimentos orgânicos, nada de comidas feitas, nada de temperos, restos de comida, nada disso. É cascas de fruta, cascas de legumes, ovos, cascas de ovos esmigalhados… “

O que vem da terra, à terra volta.

Importa sobretudo cada um fazer o seu papel ao cuidar do ambiente. Não tendo aqui um terreno grande, basta ter um palmo ou dois ou três de terra  e já dá para fazer compostagem e contribuir. O compostor ocupa cerca de um metro quadrado e as culturas podem ser feitas em canteiros e pequenos terrenos.

Para solicitar um compostor, contacte a Câmara Municipal de Benavente pelo 263 519 600 – (setor do ambiente) www.cm-benavente.pt ; Juntas de Freguesia da sua área de residência ou através do site da Ecolezíria em www.ecoleziria.pt