Temporada da Música regressa com toda a segurança

Concerto com Teresa Tapadas, Carlos Guilherme e Pedro Vieira

A voz de Teresa Tapadas, conceituada fadista e de Carlos Guilherme, reconhecido e talentoso cantor lírico, acompanhados ao piano pelo excelente pianista Pedro Vieira. Este é o grandioso concerto que marca o regresso da Temporada da Música no Município de Benavente, após a interrupção no passado mês de outubro, por razões que se prenderam com a Pandemia e seus constrangimentos.

As entradas são gratuitas (sujeitas à ocupação de lugares destinados ao espetáculo no cumprimento das normas da DGS). Na sexta-feira, dia 30 de abril, no Cineteatro de Benavente, fica em aberto um espetáculo que seduz pela qualidade dos intervenientes.

Programa do Concerto de sexta-feira, dia 30 de abril

Ave Maria – Kátia Guerreiro (L – Fernando Pessoa; M – João Mário Veiga)

Para Maria – Mafalda Arnauth (L e M – Mafalda Arnauth)

Ária da Suite em ré – Bach

Nessun dorma (“Turandot”) – Puccini

La donna è mobile – Rigoletto – Verdi

Intermezzo – Cavalleria Rusticana – Mascagni

Avé Maria – Frei Hermano da Câmara (L – Adelaide de Souza; M Frei Hermano da Câmara)

Marcha Rondo “Alla turca” – Mozart

Maria – West Side Story – Bernstein

Granada – Lara

Fado n.o 6 – Alexandre Rey Colaço

Avé Maria Fadista (L – Gabriel de Oliveira; M – Fado das Horas)

Serão da Virgem

Badinerie – Bach

Santa Lucia – Napolitana

O Sole mio – Napolitana – dúo

Teresa Tapadas, fadista reconhecida no mundo

Teresa Tapadas, desde criança que sonhava ser fadista, mais tarde, na altura de tentar escolher uma profissão, quis ser hospedeira de bordo, fez um Curso Superior de Gestão, cantou no Coral da Igreja, fez parte do Rancho Folclórico de Riachos, no Ribatejo, onde ainda hoje vive. Mas aos poucos, levada por um ambiente fadista por natureza, o Fado havia de ganhar terreno até traçar o rumo da sua vida.

Em 1997, com 20 anos, teve o primeiro encontro com os grandes palcos e, pela mão de Ricardo Pais e de Mário Laginha, participa em Raízes Rurais, Paixões Urbanas, e atua no Teatro S. João, no Porto, na Cité de La Musique, em Paris, e no Teatro da Trindade, em Lisboa.

Nos anos seguintes passa pela Expo98, integrando o elenco das Noites Ribatejanas e a convite de António Pinto Basto apresenta-se em Portugal Continental, nos Açores, na Alemanha, Holanda, Bélgica e Luxemburgo, atua no Peru e nos EUA.

Em 2000 participa na Homenagem a Amália Rodrigues, promovida pela TVI no Coliseu do Porto e no espetáculo de Boas Vindas ao Papa João Paulo II, em Fátima. A convite de João Braga integra o projeto Land of Fado e canta no NJPAC, prestigiada sala de Newark. Ainda nesse ano voltou aos EUA para uma digressão na Califórnia com o espetáculo Noites de Fado, estreado em Lisboa. O público começa a conhecê-la melhor, a crítica reconhece-lhe o talento e a culminar esse ano a Casa da Imprensa e o Jornal de Notícias premeiam-na como “Voz Revelação do Fado”. Muito caminho decorrido desde aí, com participações em coletâneas de fado, interpretações com Orquestras, viagens pelo mundo, muitos espetáculos entre aplausos, muitos aplausos.

Na sua discografia destacamos “Traços de Fado” e “Meu Grão Paraíso”.

Carlos Guilherme, cantor lírico com 40 anos de carreira

Carlos Guilherme é um importante cantor lírico Português. Nasceu em Moçambique e foi lá que passou a sua infância e juventude, recebeu aulas de canto com Greta Muir, estreando-se na Companhia de Ópera de Salisbury, com Riccardo em Un Ballo in Maschera, de Verdi. Em 1975 venceu o Concurso Internacional de Eisteddfod, vindo para Portugal, em 1976, tornando-se colaborador de John Labarge, no Conservatório Regional do Algarve.

Em 1980 tornou-se artista residente do Teatro Nacional de São Carlos, estreando-se na ópera Macbeth. Na sequência deste espetáculo, desempenhou vários papéis principais, em A Flauta MágicaD. JoãoO Rapto do Serralho, entre outras.

Fez parte do Duo Romeu e Julieta, obtendo grande sucesso com a música Quando o coração chora.

Em 1987, com a Companhia de Ópera de Câmara de Florença, cantou o papel de Almaviva, em O Barbeiro de Sevilha, em França, deslocando-se de seguida a Israel onde, a convite da Nova Ópera de Telavive, foi Truffaldino em O amor das três laranjas.

O seu primeiro álbum, “Canções de Amor“, foi editado em 1990. O disco evocava composições famosas dos anos 40 e 50. Um dos temas era “Guitarra Toca Baixinho“, o tema italiano popularizado entre nós por Francisco José. O álbum “Histórias de amor“, produzido por Jorge Quintela foi editado pela Edisom em 1991. Grava nova versão de “Quando o coração chora“, agora com Dulce Pontes . Em 1993 lançou o disco “Canções em Português” pela Edisom.

No decorrer do seu percurso, fez duetos com a fadista Mariza, com José CarrerasAnabela e Teresa Tapadas e colaborou com várias Orquestras mundiais e Bandas Filarmónicas.

Discografia

• Carlos Guilherme (Single, Alfabeta, 1970)
  • Quando o Coração Chora (Single, Edisom, 1983) – como Duo Romeu & Julieta
  • Sonhos de Verão (Single, Edisom, 1983)