Visitámos as Piscinas Municipais de Samora Correia. Encontrámos segurança e conforto.

Obras de reabilitação trouxeram  mais iluminação, melhor climatização geral e mais eficiência energética

Após as obras de reabilitação, as piscinas municipais de Samora Correia abriram ao público, em tempo de pandemia, mas com todos os aspetos relacionados com a segurança e higienização assegurados.

Neste momento, para usufruir das piscinas terá que marcar essa utilização através do número 263 519691 (período de uma hora)

O que mudou após as obras de reabilitação

Estão concluídas as obras de reabilitação das piscinas municipais de Samora Correia, executadas no âmbito do “Aumento da Eficiência Energética dos Equipamentos Municipais”. O objetivo prende-se com a melhoraria das condições do serviço que prestam, reduzindo em simultâneo os consumos de energia que lhes estão associados.  Com as a execução destas obras será conseguida uma poupança energética relevante no sistema de climatização do edifício, iluminação e águas quentes sanitárias (AQS).

A empreitada reportou-se, no essencial, à substituição das luminárias existentes com lâmpadas de descarga, por outras equipadas com leds; instalação de um sistema fotovoltaico para produção de energia elétrica para auto consumo; cobertura dos planos de água das duas piscinas interiores em tela térmica, incluindo enroladores; aplicação de sistema de recuperação de calor para a unidade desumidificadora da piscina; substituição da UTV dos balneários por uma Unidade de Tratamento de Ar Novo com recuperação de calor; substituição dos grupos de bombagem existentes de circulação da água da piscina; instalação de sistema solar térmico para aquecimento de águas sanitárias, interligado com a caldeira a gás natural existente; substituição das claraboias existentes nas zonas de circulação e balneários por claraboias duplas. Salienta-se o sistema de telegestão, considerando que as piscinas têm mais de 25 anos e alguns dos equipamentos existentes já tinham a capacidade de funcionamento diminuída.

Temperatura da água, balneários e zonas de circulação é regulada

Atualmente é possível regular as temperaturas da água, da nave e das zonas circulação, incluindo balneários, permitindo assim melhores condições para os frequentadores das piscinas. A área total de intervenção foi de cerca de 2164 m2 e teve um custo de  370.975,36 euros, sendo que 164.775,29 euros foram verbas de apoio da União Europeia.

Brevemente, damos-lhe conta das obras de reabilitação das piscinas de Benavente.