Escola de Segunda Oportunidade de Samora Correia dá caminho a muitos jovens em risco de exclusão social

“Intervenção social, qualificação e desenvolvimento de competências”

A Escola de Segunda Oportunidade de Samora Correia é um projeto socioeducativo da Fundação Padre Tobias, em parceria com a Câmara Municipal de Benavente e com o Agrupamento de Escolas de Samora Correia. O objetivo da criação desta escola prende-se com a ajuda aos jovens que estão em abandono ou em risco de exclusão social e que têm baixas qualificações.

Brevemente irá ser assinado um protocolo que irá alargar esta parceria ao Ministério da Educação e ao IFP (Instituto de Formação Profissional), permitindo novas oportunidades para estes alunos.

Neste momento, o projeto conta com 23 jovens que tentam completar do 6º ao 9º ano mas, mais importante do que a questão da qualificação é a intervenção social e o desenvolvimento de competências.

Formação tradicional não funciona para muitos jovens.

As Escolas de Segunda Oportunidade têm vindo a afirmar a possibilidade de organizar respostas formativas eficazes para públicos mais vulneráveis e resistentes aos processos de formação tradicionais que, para muitos, pelos mais diversos motivos, não funcionam. A Segunda Oportunidade para estes jovens dá-lhes a possibilidade de recomeçar e superar experiências de insucesso, tantas vezes traumáticas, desenvolvendo-se harmoniosamente as competências elementares como a assiduidade, a pontualidade e o respeito pelas normas, e aprendizagem com as vias regulares de educação e formação.

Como é que alguém pode chegar a esta Escola?

Habitualmente a aproximação à Escola acontece de duas maneiras: ou são jovens sinalizados pelos Agrupamentos, ou pela CPCJ, ou por outras entidades que seguem estas famílias, ou é a própria família ou os jovens chegam aqui e dizem: «eu gostava de mudar de vida e quero fazer aqui esta experiência».

Rui Domingos, o Diretor da Escola de Segunda Oportunidade de Samora Correia, explica como funciona a Escola e a que público se dirige.