Agentes da Proteção Civil percorrem espaço público em ações de sensibilização

Durante os primeiros dias desta semana, agentes da Proteção Civil têm percorrido as ruas das quatro freguesias, em ações de sensibilização para o necessário cumprimento das regras de segurança e de proteção para a COVID-19, agora e até ao fim da Pandemia.  Esta foi uma das medidas saídas da última reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil.

Medidas têm que ser cumpridas até que o vírus deixe de ser ameaça

No terreno têm estado equipas constituídas por  elementos da GNR, pelos nossos Bombeiros e outros Agentes da Proteção Civil, nomeadamente os presidentes das Juntas de Freguesia, acompanhando, no espaço público, o que é a presença das pessoas, nos espaços comerciais, nas grandes superfícies, para que se cumpram as regras que são necessárias. Esta campanha serve os intentos nesta fase, mas também até ao fim da Pandemia, porque as medidas têm que ser asseguradas até que o vírus não seja uma ameaça.

“Mais do que sensibilizar é pedir ajuda”

Em Benavente, a Presidente da Junta de Freguesia, Inês Correia, mencionou que: “mais do que sensibilizar é pedir a colaboração das pessoas para fazer descer estes números que são altamente preocupantes. Foram feitos contactos com os alunos, professores, auxiliares de ação educativa, comerciantes com lojas abertas, para dar conta das medidas de segurança em vigor agora e até ao final da Pandemia. A aceitação tem sido muito positiva, não há reações abruptas, nem comentários desengradáveis, algumas pessoas manifestaram alguma preocupação e acataram de bom agrado este contacto.

Os contactos sempre disponíveis para pedidos de ajuda ou esclarecimentos

Em Samora Correia as ações focam o reforço do cumprimento das regras e em fazer alguma pedagogia com os clientes que os visitam. Todos eles têm uma porta aberta e correm riscos e devem estar despertos para essa situação. Augusto Marques, Presidente da Junta de Freguesia de Samora Correia, foi dando conta: “Estamos a disponibilizar a nossa ajuda para qualquer dúvida ou qualquer pedido de apoio relativamente aos seus estabelecimentos mas também  de pessoas conhecidas da comunidade que precisem dessa ajuda, que possam contactar a GNR, os Bombeiros de Samora Correia, a Junta de Freguesia, a Proteção Civil. Tentaremos dar o melhor encaminhamento às dúvidas e aos pedidos de apoio”.