Inédito, 100% das escolas do Município participam no projeto Heróis da fruta!

Num feito inédito, todas as escolas do Município participam, com uma adesão de 100%. Benavente fica assim na história deste projeto.

O ano em que Organização das Nações Unidas declarou, como o Ano Internacional das Frutas e Hortícolas, as escolas do 1°ciclo e pré-escolar do Município de Benavente estão a participar no projeto Heróis da Fruta. Este projeto nacional, para a promoção de uma alimentação saudável, já vai na décima edição. Num feito inédito, todas as escolas de um Município participam no projeto, com uma adesão de 100%. Benavente fica assim na história deste projeto. O desafio, aceite por todos os alunos, consiste em comer mais fruta, sopa e salada.

Nas escolas notamos que o desafio está a ser levado muito a sério pelas nossas crianças:

“Na Escola Básica Fonte dos Escudeiros, já estamos a registar nos nossos passaportes os nossos LANCHES SAUDÁVEIS e COM FRUTA, para sermos todos “Heróis da Fruta”. Os alunos estão muito entusiasmados com o desafio e sempre com medo que as mães se esqueçam de colocar a fruta ou mandem alimentos “menos” saudáveis.”

Professora Susana Mendes, Escola Básica Fonte dos Escudeiros

”Mãe, é saudável?” Finalmente consegui que o meu filho desse importância a esta palavra que tantas vezes repeti! Graças ao Projeto Heróis da Fruta. Em pouco tempo transmitiram a mensagem que decerto em muitas casas, muitos pais, como eu, têm tentado, dos benefícios de uma alimentação saudável e equilibrada. Sabemos que a alimentação faz muito pelo que somos, pela nossa saúde, muitas vezes até pelo sucesso escolar. A teoria consegue ser, algumas vezes, difícil de implementar em casa… Estes projetos facilitam a adesão das crianças, como aconteceu com o meu filho, a noções essenciais para a saúde e desenvolvimento. Tudo o que compõe o projeto, o estímulo do preenchimento do passaporte funcionou logo no primeiro dia para o Francisco. Até a irmã já teve de saber que devia levar fruta para a escola. Obrigada Heróis da Fruta!”

Andrea, mãe do Francisco, 1° ano EB1 Escola Básica Fonte dos Escudeiros

“Este desafio está a ser cumprido, com entusiamo, por todas as crianças. A existência de um quadro de registo diário, funciona como um reforço positivo que despertou o grupo para a importância de uma alimentação saudável e equilibrada”

Educadora Teresa Cardoso, JI Santo Estêvão

Sobre Projeto Heróis da Fruta e o Ano Internacional das Frutas e Hortícolas em 2021

A Organização das Nações Unidas declarou 2021 como o Ano Internacional das Frutas e Hortícolas. O objetivo é sensibilizar para o importante papel das frutas e hortícolas na nutrição humana, segurança alimentar e saúde. As frutas e hortícolas são excelentes fontes de fibras alimentares, vitaminas, minerais e antioxidantes. A Organização Mundial de Saúde recomenda o consumo de pelo menos 400 gramas destes alimentos de forma a prevenir doenças crónicas, tais como cancro, diabetes, doenças cardíacas e obesidade. Uma forma simples de cumprir esta recomendação é comer sopa ao almoço e jantar e 3 peças de fruta por dia.