Globalmente, 1/3 dos alimentos produzidos para consumo humano são desperdiçados, o que corresponde a aproximadamente 1.3 biliões de toneladas de alimentos desperdiçados todos os anos. Ao mesmo tempo, estima-se que cerca de 690 milhões de pessoas passem fome. Esta é uma dura realidade que dificilmente nos deixa indiferentes! Antes de desperdiçar alimentos, pense nas pessoas que gostariam de ter comida na mesa e que infelizmente não o têm!
A fome global não ocorre devido à falta de comida, uma vez que se produzem alimentos suficientes para alimentar todas as pessoas do mundo. Os alimentos que são produzidos, mas que são desperdiçados, seriam suficientes para alimentar dois biliões de pessoas, o que representa mais do dobro do número de pessoas que passam fome em todo o mundo.
Tanto a fome como o desperdício alimentar são tópicos refletidos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Até 2030, pretende-se acabar com a fome e garantir o acesso de todas as pessoas a uma alimentação de qualidade, nutritiva e suficiente, sendo que a chave para alcançar esta meta poderá estar na redução do desperdício alimentar.
Todos nós precisamos de pensar na forma como compramos, cozinhamos e consumimos os alimentos. Cada um de nós pode fazer a diferença. Está nas nossas mãos contribuir para a redução do desperdício alimentar e, consequentemente, ajudar a tornar o sistema alimentar mundial mais sustentável!