PATRIMÓNIO CULTURAL

Bibliotecas Municipais

As Bibliotecas Municipais têm como principal objetivo garantir ao cidadão o efetivo e livre acesso à informação, independentemente do seu carácter ou suporte. Promovendo o livro e a leitura, as Bibliotecas do município de Benavente pretendem formar novos leitores que olhem para o livro não só como um instrumento da prática escolar, mas sim como um amigo na tentativa de a médio e longo prazo diminuir os níveis de iliteracia.

As Bibliotecas Municipais de Benavente integram a Rede das Bibliotecas Associadas à Comissão Nacional da UNESCO.

Os Serviços

Nas Bibliotecas Municipais existe um alargado conjunto de serviços acessíveis aos utilizadores deste equipamento, tais como:

• Referência e informação para orientação dos utilizadores na Biblioteca e apoio nas pesquisas bibliográficas;
  • Livre acesso às estantes para consulta local de documentos e empréstimo domiciliário;
  • Acesso às novas tecnologias de informação, com a disponibilização de PC’s, de informação em disquetes, CD-rom’s e pesquisa na Internet;
  • Atividades de extensão cultural (encontros com autores, conferências, debates, ciclos de vídeo, atividades musicais);
  • Cooperação com as Escolas, na instalação, equipamento e apoio técnico às bibliotecas escolares;
  • Ateliers;
  • Fotocópias

As Bibliotecas Municipais disponibilizam, ainda, uma série de recursos que poderão ser requisitados e que pretendem dar apoio aos currículos letivos:

• Baús de Leitura (temáticos)
  • Cestinhas das Histórias
  • Cabine de Leitura

Catálogo PressReader (Jornais e Revistas)

Os leitores das bibliotecas Municipais podem consultar com o seu Cartão de Leitor, gratuitamente e a partir de qualquer lugar, mais de 7.000 jornais e revistas portuguesas e estrangeiras disponibilizados a partir da plataforma PressReader.

Esta plataforma digital pode ser acedida em versão App para Android e iOS, assim como em versão Web através do endereço https://www.pressreader.com/catalog . Disponibiliza publicações em mais de 60 línguas, com uma diversificada oferta de opções como por exemplo a leitura em voz alta, a seleção de tamanho da fonte ou a cópia e partilha de artigos, entre outras.

Do Público à Vogue, passando pela PC Guia, a Volta ao Mundo, a Men’s e a Women’s Health ou a Motor, entre muitos outros títulos portugueses e estrangeiros. Será difícil será escolher!

Para aceder a este serviço, gratuitamente, contacte a sua biblioteca através do endereço bibliotecas@cm-benavente.pt. Através do seu número de leitor ser-lhe-á enviado o PIN de acesso.

Para aceder siga os passos em baixo.

Benavente a Ler

As Bibliotecas Municipais têm disponível um Catálogo Online, onde os leitores podem conhecer os livros disponíveis em cada Biblioteca e ler um pequeno resumo do livro que procura. Quem visitar o catálogo poderá inda ficar a saber quais as regras para poder citar o livro de forma correta.

Biblioteca Municipal de Benavente

R. Fernando de Oliveira 29, 2130-056 Benavente