PATRIMÓNIO CULTURAL

Palácio do Infantado

Datado do final do século XVIII e integrado na antiga Casa do Infantado, aí se fixa, no século XIX, a Administração da Companhia das Lezírias. O edifício mantém até 1976, momento em que deflagra um grande incêndio que arrasa todo o interior ficando apenas em pé as fachadas, as características iniciais. A construção apresenta uma sólida implantação que envolve um quarteirão, desenvolvendo-se em dois pisos e apresentando todas as fachadas recortadas por janelas no piso térreo e varandas no primeiro piso.

O palácio foi objeto de uma recuperação arquitetónica garantindo a definição de um programa funcional diversificado, onde se encontra instalada a Biblioteca Municipal Carlos e Odete Gaspar, um Espaço Internet, um auditório e uma galeria de exposições.

A galeria de exposições apresenta uma programação que privilegia temáticas relativas à identidade deste território bem como áreas artísticas diversas.