Net&Siga projeto dedicado a aumentar os níveis de segurança da sua navegação na Internet
A DECO PROTESTE e a Google juntaram-se para ajudar os consumidores a estarem mais bem informados sobre como utilizar a Internet de forma segura, um projeto dedicado a aumentar os níveis de literacia digital e a segurança da sua navegação.
O website Net&Siga, possui informação especializada sobre como fazer compras online, usar as redes sociais, ou ainda aceder a serviços de homebanking ou do Estado, tudo isto com a intenção de ser direcionado a um público-alvo acima dos 50 anos, mas acessível a qualquer um que pretenda visitar a plataforma.
Com o Net & Siga, os consumidores terão acesso a todo o tipo de dicas e conselhos. A grande missão é proporcionar ao consumidor uma boa experiência digital, sem receios de ser enganado. Burlas e fraudes são cada vez mais comuns no mundo virtual. No entanto, se navegar em segurança, não há perigos que superem as vantagens da internet.
Conforme refere Paulo Jorge Pereira, Multinews/Sapo, no verão do ano passado, o número de fraudes via online aumentara 250%, os registos mais recentes, relativos ao mês de janeiro, mostram a entrada na Deco de “mais de 16 queixas por dia sobre compras online, num total de 521”, ou seja, “mais quatro por dia, em média, do que há um ano, antes de decretado o primeiro estado de emergência”.
Para evitar burlas, a Deco recomenda aquilo que considera serem 7 regras essenciais:
– Seja por e-mail, WhatsApp ou sms, apagar sempre mensagens escritas com erros ortográficos ou gramaticais.
– Desconfiar de mensagens escritas noutros idiomas, sobretudo vindas de organismos oficiais. Estes comunicam sempre em português de Portugal.
– Nunca clicar no link enviado. É preferível copiá-lo e colá-lo na caixa de pesquisas do Google para encontrar informação sobre o eventual esquema.
– Desconfiar sempre de curas ou soluções milagrosas. Provavelmente é fraude.
– Confiar apenas em comunicações de organismos oficiais, como a Direção-Geral da Saúde e o Ministério da Saúde.
– A oferta de bens de primeira necessidade, como máscaras, gel desinfetante ou até papel higiénico, costuma ser esquema fraudulento.
– Os endereços que remetem para formulários de levantamento de dados pessoais também são de suspeitar. Pode ser um esquema para recolher dados que permitirão aceder às credenciais de acesso ao e-mail ou ao homebanking”.